POETAS DO SARAU BAÚ DE CORDEL
MERLANIO MAIA
É músico, compositor e poeta paraibano de Itaporanga, desde menino. O seu primeiro cordel fez aos nove anos de idade e nunca mais parou de escrever. O poeta tem graduação superior em Marketing e Publicidade, onde até o discurso de conclusão do curso fez em Cordel, que a poedia é sua vida.
Já publicou 17 livros e já fez inúmeros Shows, Saraus, Cantorias. Em 2017 foi levado a fazer 12 Shows em Portugal. Agora estreia o novo Show SR.CORDEL em breve nos teatros do Brasil.
Conhecido como Poeta da Paz é membro e coordenador co Núcleo de Parcerias e Projetos da ACVPB na Cadeira nº 5 do patrono José Costa Leite. Tem feito muitas Oficinas de Cordel e de Poesia Popular. Merlanio também foi o Idealizador do Sarau Baú do Cordel, como da Feira do Cordel e até do Museu ou Espaco do Cordel como obra de reconhecimento a Leandro Gomes de Barros por ter inventado de inventar a Literatura do Cordel.
FÁBIO MOZART
É poeta, dramaturgo, radialista e escritor, fundador e atual presidente da ACVPB - Academia do Cordel do Vale do Paraíba. Fábio escreveu inúmeros livros e cordéis. Fomentador Cultural tem feito projetos para levar a Cultura do Livro e do Cordel de graça em praça pública.
Fábio participou da fundação da Sociedade Cultural Poeta Zé da Luz e Sociedade Amigos da Rainha do Vale do Paraíba, além do Grupo Experimental de Teatro de Itabaiana. Editouos jornais Alvorada e Alquimia do Verbo. Ainda como jornalista, colaborou n’A Folha, de Itabaiana, Umari Notícias, de Mari, A Folha de Sapé e Tribuna de Mogeiro.
Fundador e editor da Tribuna do Vale — mensário que circula nas cidades do vale do rio Paraíba, pertenceu ao corpo redacional do Monitor Maçônico e foi repórter do jornal O Norte, de João Pessoa, na década de 1970.
ROBSON JAMPA
É o maior folheteiro do mundo. Já vendeu mais de 50.000 cordéis. Isso mesmo conquenta mil Cordéis pelo meio do mundo. O poeta é um Show em Standup do cordel. Faz Shows e Oficinas em escolas e eventos. Já produziu mais de 40 títulos de Cordel. Além de ser um dos Coordenadores das Feiras de Cordel pela ACVPB na Paraíba.
Natural de João Pessoa-PB, possui graduação em Letras pela Universidade Estadual da Paraíba-UEPB. Com especialização em Língua, Linguagem e Literatura –CINTEP, e mestrado em Letras-PROFLETRAS-UFPB. Atua como Professora de língua Portuguesa nos Estados da Paraíba e de Pernambuco. É membra da Academia de Cordel do Vale do Paraíba-ACVPB(Cadeira nº11, Patrona Francisca Neuma Fechine Borges), do coletivo Marias da Poesia e do coletivo Mulherio das Letras. Autora do livro Lonjuras, e dos Cordéis: Lonjuras(2019/2023); Um conto de era uma vez (2020); Carta ao mestre Paulo Freire (2021); Nenhuma mulher merece ter seu direito negado, cordel coletivo (2022); Mulherio das Letras (2022); Manoel José de Lima – Mané Caixa d’Água (2023); Retalhos Diversos (2023); Corpo Violado (2023); Morena do Sol e o Cangaceiro (2023); Mulher negra é resistência com a caneta na mão (2023), cordel coletivo.
RANIERY ABRANTES
O poeta Raniery Dantas de Abrantes é natural da cidade de Sousa, Sertão da Paraíba. Filho do comerciante João Gonçalves de Abrantes e da poetisa Cremeilda Dantas de Abrantes (falecidos).
É professor da Rede Pública Estadual da Paraíba, graduado em História pela Universidade Federal da Paraíba – UFPB e Especialista em Psicopedagogia pelas Faculdades Integradas de Patos – FIP. Idealizador do Projeto ‘O Cordel como Ferramenta Pedagógica na Escola’, na Escola Cidadã Integral Técnica Estadual Papa Paulo VI, em João Pessoa-PB. Possui poemas em Antologias Nacionais, blogs, Revistas Eletrônicas e sites estaduais e nacionais.
É membro da Academia de Cordel do Vale do Paraíba (ACVPB) e da União Brasileira de Escritores (UBE), Seccional Paraíba, do Coletivo Anumará e da Confraria dos Bibliófilos da Paraíba.
É Cidadão Pessoense, conforme Decreto Legislativo nº 1.517, de 28 de dezembro de 2021, da Câmara Municipal de João Pessoa e em 19/05/2023, foi homenageado pelo Museu Casa de Cultura Hermano José, da UFPB, com a criação da Cordelteca Poeta Raniery Abrantes.
Autor dos cordéis: ‘Um aprendiz no cordel’, (2019); ‘Sivuca, o filho de Itabaiana’, (2020); ‘O Fantasminha do Verona’, (2020); ‘Bebé de Natércio em Redondilha Maior’, (2021/2022); ‘José Lins do Rego, o Menino de Engenho em Sextilhas’, (2021/2022); ‘Ao Mestre Paulo Freire’, (2021); ‘Décimas’, (2022), ‘Diversos para Aninha’, (2022/2023), ‘Joana Lucena, a Guerreira da Cultura’, (2023); ‘Cordel Coletivo: Ancorei minha saudade, no porto da solidão’, (2023); ‘Juca Pontes, o Poeta Bacana’, (2023) e ‘Hermano José em Versos de Cordel’, (2023).
É autor do livro de poemas, ‘Jardim de amores’, (Ideia, 2015).
Instagram: @ranieryabrantes
É natural de Pombal-Pb e residente em João Pessoa. Administrador, professor, especialista em Fundamentos da Educação e Práticas Pedagógicas interdisciplinares. poeta cordelista, membro da Academia de Cordel do Vale do Paraíba - ACVPB, onde ocupa a cadeira 45, cujo patrono é José Alves Sobrinho. compositor e intérprete, autor de mais de trinta músicas individuais e em parcerias e vários cordéis de sua autoria, com participações em cordéis coletivos e antologia de glosas. Possui um canal no YouTube, onde divulga suas canções e poemas.
MANOEL BELISÁRIO
é natural de Aguiar-PB e reside em João Pessoa desde 2004. É Especialista em Língua, Linguagem e Literatura; Mestre em Letras; Professor de Língua Portuguesa nas redes Estadual da Paraíba e Municipal de João Pessoa; é autor de alguns livros de poemas e de diversos folhetos de cordel; é poeta cordelista membro da Academia de Cordel do Vale do Paraíba, ocupante da cadeira de número 18 cujo patrono é o poeta Caetano Cosme da Silva.
DALMO OLIVEIRA
Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/9111965850470442
ID Lattes: 9111965850470442
Dalmo é Cordelista e tem mestrado em Comunicação pela Universidade Federal de Pernambuco (2007). É graduado em
Comunicação Social (Jornalismo) pela Universidade Federal da Paraíba (1990). Atualmente é Analista do Centro Nacional de Pesquisa do Algodão da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).
Foi coordenador de comunicação da Associação Paraibana de Portadores de Anemias Hereditárias (ASPPAH), diretor de comunicação social da Federação Nacional de Associações de Pessoas com Doença Falciforme (FENAFAL).
Foi diretor de Mobilização e Direito Autoral do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado da Paraíba. Fundador da Radioweb Zumbi e do Fórum Paraibano de Promoção da Igualdade Racial (FOPPIR). Atuou na Assessoria de Comunicação da Superintendência Federal (SFA) do Ministério da Agricultura na Paraíba.
É membro dos Conselhos Municipais de Saúde dos municípios de João Pessoa e Campina Grande e o primeiro presidente do Conselho Estadual de Promoção de Igualdade Racial da Paraíba e membro da Mesa Diretora do Conselho Estadual de Segurança Alimentar da Paraíba.
SHEILLA VIRGÍNIA
É natural de Campina Grande e reside na cidade de Cabedelo. Nutricionista e mestre em Ciências da Nutrição pela UFPB. Desenvolveu trabalho de Residência trazendo a literatura de cordel como instrumento da educação em saúde. É membra da Academia de Cordel do Vale do Paraíba (ACVPB). Teve cordel publicado em livro da Organização Panamericana de Saúde (OPAS), denominado "O SUS QUE DÁ CERTO", participou dos cordeis coletivos ''As grandes lições do Corona vírus" , "Força Feminina" e do livro "Cordel do Encanto Feminino. Coletânea de cordelistas nordestinas" e lançou o seu primeiro livreto: "O Cordel da Hipertensão".
THIAGO ALVES
ISRAEL MENDES tem 12 anos, é aluno do 6º Ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Padre Pedro Serrão, localizada no Cristo Redentor em João Pessoa; é poeta aprendiz, sob orientação do professor e poeta Manoel Belisario; é membro do grupo de produção poética Novos Poetas da Paraíba e declamador do grupo “Poesia de Cordel”, ambos coordenado pelo citado docente. Deseja ser poeta por achar a linguagem poética encantadora.
FELIPE EMMANOEL tem 16 anos, cursa o 1º Ano do Ensino Médio na Escola Cidadã Integral Liliosa de Paiva Leite, situada no bairro Cristo Redentor; participa do grupo de orientação e produção poética “Novos poetas da Paraíba”, coordenado pelo professor Manoel Belisario; é poeta juvenil da Academia de Cordel do Vale do Paraíba; é autor de vários poemas e de um folheto de cordel, cujo lançamento ocorreu em maio deste ano.












Nenhum comentário:
Postar um comentário